O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Livro sobre Saúde Bucal - SUS, 2008.

A APC INDICA A PROFISSIONAIS E AOS CUIDADORES RESPONSÁVEIS.

Saúde da Família

Um livro-texto sobre a prática de Saúde Bucal no Sistema Único de Saúde é mais um marco da incorporação da saúde da boca na atenção integral à Saúde. Da declaração de Alma-Ata até agora se passaram quase três décadas para que a atenção universal, integral e integrada viesse a ser reconhecida e incluída em prol das boas práticas de saúde a partir de Equipes Multiprofissionais de Saúde da Família.

Está práxis vem consolidar a síntese do conhecimento teórico e empírico como vertente privilegiada de acepção de um saber dialeticamente construído nas unidades de saúde e nos centros de ensino e pesquisa do nosso país.

Os organizadores e os colaboradores desta obra são profissionais de reconhecida competência em serviço, ensino e pesquisa, tendo contribuído com sua dedicação à ciência aplicada, tanto na formação como na assistência, sobretudo quando se dispuseram a enfrentar desafios historicamente postergados, como ainda o fazem, assegurando apoio e solidariedade às iniciativas da gestão pública na perspectiva da plena atenção a pessoas de todas as idades, onde quer que se encontrem.
Neste sentido, a nossa cultura de saúde não só aufere a riqueza do saber aplicado e aplicável a todos e por todos, senão que recolhe dos praticantes da clínica, da educação e da investigação um instrumento profissional tão reclamado por tanto tempo.

Este é um compêndio de orientação aos profissionais que, além de contextualizar a teoria e a prática, consagra uma nova atitude epistemológica de que não só investiga como forma novos profissionais ao atender cada situação investindo o melhor de sua capacidade, seja ocupando-se de problemas emergentes ou dos que ainda persistem malgrado toda atenção já dedicada.

Esta obra é resultado de esforços sinérgicos dos que assumiram a missão de bem servir, buscando tornar a realidade o direito universal e integral à saúde do cidadão brasileiro.

Em tempos de mundialização quando se desfazem as fronteiras e os limites das nações, quando a tecnologia invade a clínica, quando a oferta insiste em reger a demanda, este livro é um libelo à inteligência aplicada a resolver do nosso jeito os problemas de saúde da nossa gente.
É a saúde da boca feita com o pensamento e com muita ação, mais que isso, com o coração.

este texto foi retirado do livro, autoria: Armando Baggio .

Serviço:

Coordenadores: Simone Tetu Moysés, Léo Kriger e Samuel Jorge Moysés
Local de Publicação: São Paulo - Editora: Artes Médicas - Ano: 2008
Número de páginas: 308 para adquirir: www.editoraartesmedicas.com.br

Você pode encontrar este e mais livros na: Biblioteca Pilar Ostivar da APCD -Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas de São Paulo.

 

Voltar