O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Plantonistas e Folguistas

São profissionais contratadas para substituir os Cuidadores de Pessoas.

Na maioria estes trabalhadores caseiros são mulheres. Conversando com elas percebe-se um pouco de falta de comunicação e entrosamento, pois chegam no horário (geralmente muito próximo do horário, quando não, chegam atrasadas e por isso não tem uma sintonia, uma troca mais eficiente de turno).

Este é um assunto que precisa ser mais cuidado, analisado, e sempre combinado.

É importante esta vivência entre os Cuidadores, dar um tempo, sempre, para que as informações sejam passadas e até haja uma troca de impressões.

Existe também um certo ciúmes dos Cuidados, uma certa preservação de informações que geram pequenos conflitos e precisam ser abolidas de vez para melhorar o atendimento.

Precisa haver coleguismo entre as Cuidadoras e Amor para com o paciente, pois será sempre os mais prejudicados quando a harmonia entre os familiares e Cuidadores não está completa.

Pense com carinho nesta situação. Analise qual sua parcela de contribuição para que o paciente seja efetivamente atendido e não sinta rivalidades, desrespeito, falta de Cuidados. Todos devem trabalhar pelo bem comum e zelar pelo equilíbrio.

As metas devem ser reavaliadas sempre que alguma das pessoas envolvidas não sentir-se confortável.

Outra queixa comum foi não existir um Diário completo. Eu pude verificar muitas falhas de anotações, que prejudicam o atendimento como um todo.

O Cuidador Responsável deve checar o Diário sempre que estiver visitando o paciente e cobrar das Cuidadoras a responsabilidade de um Diário bem escrito e detalhado.

Com todas as informações combinadas, efetivamente realizadas.

Será com o Diário que as emergências poderão ser avaliadas e solucionadas. Será com o Diário que o dia a dia terá mais qualidade.

Se você ainda não tem o Diário imprima o seu no site da APC. www.aprojetocuidador.org

Se usa como Diário um caderno, desenvolva itens para serem preenchidos diariamente, evitando esquecimentos e falta de informação.

Cuidadora faça sua parte e cobre com carinho que as outras façam o mesmo. Não entre em atritos desnecessários.

Seja parceira, partilhe. Pense no seu paciente.

 

Voltar