O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

DIABETES

Combate ao diabetes quer reverter cenário de aumento da doença

Da Efe
Considerada a grande doença do século 21, o diabetes tem um elevado peso nas despesas dos sistemas de saúde, com um número atual de doentes ao redor de 285 milhões, podendo chegar aos 435 milhões em 20 anos se não forem adotadas medidas educativas e preventivas.

Com esta advertência, para estimular o mundo a reagir tempo, será realizado no dia 14 de novembro o Dia Mundial do Diabetes.

Por ano, 7 milhões de pessoas desenvolvem a doença, outros 4 milhões acabam morrendo e a cada 30 segundos um indivíduo sofre uma amputação.

Segundo os dados dos especialistas e organismos vinculados à luta contra o diabetes no mundo, a cada 10 segundos uma pessoa contrai a doença que já é a quarta causa de mortes no planeta.

A Federação Internacional de Diabetes (FID) estima em US$ 376 bilhões o custo deste mal crônico para a economia mundial para 2010, o que equivale a 11,6% da despesa com saúde no mundo.

Com uma população de 344 milhões em risco de desenvolver a doença a qualquer momento e uma previsão que aponta que haverá 435 milhões de diabéticos em 2030, o cálculo do custo econômico dispara para US$ 490 bilhões, segundo a FID.

O alto custo da doença impacta mais sobre os países mais pobres, onde as despesas médicas acabam sendo de responsabilidade das próprias famílias.

FAÇA UM EXAME DE ROTINA PARA SABER SE VOCE TEM DIABETES.

CONSIDERADA UMA DOENÇA SILENCIOSA PORQUE MATA SEM QUE A PESSOA SAIBA QUE TEM A DOENÇA.

PROCURE UM CENTRO DE SAUDE NA SUA CIDADE.

DIVULGUE PARA QUE PESSOAS QUE NUNCA TENHAM FEITO O EXAME FAÇAM.

Pesquisa feita por: Regina Valéria

 

Voltar