O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELA A.P.C.

PLANEJAMENTO E MONTAGEM DA A.P.C.

Durante o primeiro semestre de 2008 desenvolvemos um extenso calendário de reuniões, pesquisas e contatos objetivando a organização e a busca dos conhecimentos necessários, para a montagem da A.P.C. Acumulamos dados bibliográficos e conteúdo para o planejamento e elaboração de uma entidade que atendesse aos reais interesses dos Cuidadores. Ouvimos dezenas de Cuidadores, profissionais da área de Saúde, famílias de pacientes com necessidades especiais, pacientes e dependentes com necessidades especiais visando saber as suas principais demandas. Visitamos entidades sociais que contam com Cuidadores profissionais e voluntários. Todos os participantes da A.P.C., sua diretoria e colaboradores são conhecedores das causas dos Cuidadores e atuam ou já atuaram como Cuidadores e ou são Dependentes.

A criação da A.P.C. atenderá uma imensa parcela da população que tem enormes responsabilidades e desafios, que estão desamparados pelos governos e acumulam funções sem deter conhecimentos básicos, sem diretrizes, sem remuneração e à margem de projetos que possam interá-los e protegê-los.

IDENTIFICANDO OS CUIDADORES.
Iniciamos nosso maior desafio como Associação Cidadã, que é o de realizar o:

CUBRA- Cadastro Nacional dos Cuidadores, visando identificá-los e traçar seu perfil.

A elaboração de um questionário abrangente, que busque conhecê-los e atendê-los é nossa principal meta.

Pesquisas feitas para a montagem da A.P.C. já identificam os Cuidadores Voluntários; os Cuidadores Leigos; os Cuidadores Sociais, Cuidadores de Pessoas e o Cuidadores que não se incluem nas definições anteriores.

CADASTRANDO OS CUIDADORES.
O projeto “Cadastrando e Identificando os Cuidadores” visa atender de forma regionalizada, por Municípios e regiões do Brasil às demandas de profissionais que já atuam como Cuidadores. Seu perfil detectado até o momento é regionalizado. Em um país como o nosso com dimensões continentais e diversidades tão acentuadas o importante é conhecer as prioridades de cada área e assim aplicar os projetos específicos.

SITE:
www.aprojetocuidador.org

Abre espaço para as histórias de Cuidadores.

Abriga pesquisas, promove a profissão e suas demandas. Auxilia e presta serviços aos Cuidadores, seus familiares e seus Dependentes. Esclarece dúvidas e questionamentos. Divulga o CUBRA-Cadastro Nacional dos Cuidadores. Ensina cuidados básicos e promove encontros. Elabora projetos e cria espaço para apresentação de projetos de interesse dos Cuidadores. Promove a APC e seus objetivos. Sugere aos Cuidadores metas de atendimento a diversos tipos de cuidados. Parceiros e profissionais da área de saúde, cidadania, qualidade de vida e esportes mantêm artigos de interesse dos Cuidadores.

Um site feito para Cuidadores e para Cuidar dos Cuidadores.

“ AQUI NÓS CUIDAMOS DE VOCÊ”. Encontre-se aqui! A APC através de seu site APLAUDE todos aqueles que prestam serviços relevantes e de cidadania reconhecida para Cuidadores e para as Pessoas Cuidadas. Abre espaço para sugestões e parcerias.

Pela internet estabelecemos um canal direto com Cuidadores de todo o mundo e, pesquisamos todos os temas de interesse dos Cuidadores. Como cursos, livros, orientações, temas de interesse, dicas que são selecionados e indicados, também são impressos para o projeto “nossa biblioteca”.

BLOG :
www.aprojetocuidador.org/blog.

É uma ferramenta diária com dicas, orientações, informações, questionamentos para todos os que atendem Pessoas com Necessidades Especiais. De forma direta e simples mantém o diálogo e permite aos Cuidadores colocar suas dificuldades através do email de contato. Foi o primeiro canal de comunicação aberto pela Dra.Regina Valéria, quando ainda buscava parceiros para suas idéias de ajudar os Cuidadores. Sendo ela mesma uma Cuidadora e conhecedora do assunto. Tendo assim um dialogo próximo e verdadeiro com seus leitores. O blog é uma ferramenta ágil e muito eficaz para mensagens diárias a todos que tenham interesse em participar ativamente dos questionamentos e das buscas para o bem comum.

DIÁRIO DO CUIDADOR
O Diário do Cuidador foi desenvolvido para atender ao Cuidador de Pessoa, aqueles que atuam solitários e em residências. Está à disposição de todos que dele precisem ou queiram conhecer no site da APC. Pode ser impresso de sua casa e utilizado para anotar dados importantes que o Cuidador precisa ter em mãos para dar assistência e atendimento de qualidade.

Buscamos parceiros e patrocinadores para distribuí-los amplamente e gratuitamente aos Cuidadores. Se você for esta pessoa entre em contato com a APC pelo nosso email ou fone que estará prestando enormes serviços sociais.

ACOMPANHAMENTO DAS AÇÕES GOVERNAMENTAIS.
Um grupo de pesquisa e acompanhamento dedica-se a conhecer toda a legislação disponível sobre os Cuidadores nos Municípios, Estados e na Câmara Federal.

Já detectamos vários projetos de Leis e Leis que abrigam os Cuidadores e entramos em contato com Vereadores, Deputados e Senadores para fornecer nossas informações, bibliografias, dados estatísticos, conhecimento acumulados em pesquisas, propomos reuniões e discussões para servir de orientação às suas propostas. Enviamos nossas propostas e material para análise e acompanhamos atentamente todas as movimentações nas três esferas de poder. Este tema é de interesse de muitas pessoas e deve estar nas pautas o mais breve possível para traçar metas e abranger Direitos e Deveres de Cuidadores e de Pessoas Cuidadas “ Dependentes.

PROGRAMA DE CUIDADORES LEIGOS.
No Município de São Paulo, tramita um projeto de Lei: 153/08 (18/03/2008) que institui um Programa de Cuidadores Leigos.

Estes Cuidadores são a ampla maioria dos Cuidadores Caseiros ou Cuidadores de Pessoas, aqueles que prestam serviço aos seus semelhantes em casa, para atender demandas familiares e suprir ausência de Assistência Governamental. Este projeto pretende estabelecer obrigatoriedade de Curso de formação básica e formação de um padrão de atendimento. A A.P.C está empenhada em acompanhar esta tramitação e oferecer sua efetiva atuação, sugerindo temas de interesse real para os Cuidadores.

PROJETO “O CONHECIMENTO SALVANDO VIDAS”.
O projeto: O Conhecimento Salvando Vidas- visa sensibilizar os poderes públicos, a sociedade, as entidades sociais e de atendimento à população para a importância do Cuidador. E a grande e real necessidade de que este Cuidador seja cuidado, garantindo-lhes mais respeito, cidadania e qualidade de vida.

Divulgação em todos os meios de comunicação e, conscientização por meio de palestras em Cursos de formação profissional das áreas de saúde, qualidade de vida, esporte, lazer e cidadania para que jovens formandos estejam atentos e conheçam esta nova atividade tão importante.

Palestras e grupos de convivências em entidades sociais que atuam com Cuidadores.

Se você tiver interesse em participar de grupos formadores, sendo um profissional da área de Cuidadores, ou estiver buscando este atendimento entre em contato conosco pelo nosso email de contato: aprojetocuidador@aprojetocuidador.org

Nossos atendimentos na área de divulgação são totalmente gratuitos. Podem solicitar às entidades que atuam nas áreas de interesse de Cuidadores, entidades que tenham Cuidadores em seus quadros profissionais ou voluntários, entidades que formam Cuidadores, grupos de Cuidadores, Cursos que atendam Cuidadores e familiares de Dependentes e Pessoas com Necessidades Especiais.

DIA DO CUIDADOR VOLUNTÁRIO.
Na Cidade de São Paulo, em conformidade com a Lei 14.336 de 05/04/2007, publicada no D.O.M. 10/04/2007, que instituiu o “ DIA DO CUIDADOR VOLUNTÁRIO” em 26 de agosto, propomos: projeto:“ Dia do Cuidador Voluntário “ Dando Asas ao seu Apoio”, buscando:

- Estimular e informar sobre a existência do Cuidador Voluntário.

- Cuidar e Valorizar o Cuidador Voluntário.

- Orientar o Cuidador Voluntário sobre seu preparo físico e qualidade de vida.

- Promover encontros, informar sobre o andamento dos projetos de leis e trocar experiências.

- Cadastrar o Cuidador Voluntário buscando traçar seu perfil.

- Visando o maior número possível de apoiadores e divulgadores, solicitando à Prefeitura de São Paulo espaços públicos que possam recebê-los e proporcionar-lhes acolhida segura em conformidade com o projeto de lei já aprovado.

Desejamos em 2011 uma ampla divulgação e comemoração para este dia.

Ajude-nos a tornar este projeto uma realidade participando de sua elaboração e dando sugestões que tragam benefícios sociais a esta comunidade.

CAMPANHA PARA ADESÃO DE ASSOCIADOS.

Associar o maior número de interessados nos projetos da A.P.C para que nossa representatividade seja expressiva. Você CUIDADOR pode através do site da APC em Faça Parte associar-se. Será sua representante e atuará como formadora de opinião nas demandas principais para a profissionalização dos Cuidadores.

PARCEIROS
Buscamos parcerias que tenham em suas propostas e objetivos a coincidência com os nossos. A ética e o respeito serão prioritários.

Com estas parcerias abriremos um leque de informações e de serviços para os Cuidadores associados da A.P.C.

Poderão participar de projetos, cursos e atuar na divulgação dos nossos interesses.

Venha participar! Seja um Colaborador! Seja um Parceiro!

Cuide Você também desta Idéia!

PROJETOS PARA CUIDADORES.

Recebemos projetos de diversos profissionais da área de saúde e dos esportes, para aplicar em grupos de Cuidadores, atendê-los em suas demandas principais e melhorar sua condição de vida e de saúde.

Já analisados alguns projetos, seguramente os que atendam as demandas mais urgentes terão prioridade. São recebidos pela A.P.C, analisados inicialmente se cumprem nosso Estatuto e Regimento interno e classificados.

De acordo com a capacidade da A.P.C em conseguir parceiros, apoios, financiamentos serão efetivados e buscarão atender ao maior número possível de pessoas.

Mande-nos seus projetos, analisaremos e faremos o possível para realizá-los, se forem de interesse dos Cuidadores e de Pessoas Cuidadas.

Faça-o através do site, blog ou pelo fone direto da APC: 11. 28921112

A SEDE DA A.P.C.
Estamos buscando meios de torná-la uma realidade. Colabore!

A SAÚDE COMEÇA PELA BOCA.
projeto:”A Saúde começa pela Boca” será parte integrante de todos os projetos de Saúde da A.P.C. Vários integrantes da A.P.C. são cirurgiões dentistas e sabemos que a população não tem a visão global de Saúde de uma pessoa. A boca precisa estar limpa e equilibrada para receber alimentação, respiração, para ter boa dicção e em caso de problemas de saúde geral estar com saúde.

Também fornecemos material e mantemos um canal aberto de discussões com vereadores e deputados envolvidos com projetos para os Cuidadores nesta área.

Os Cuidadores são os profissionais que ajudam ou mesmo fazem a higiene dos Dependentes, por isso precisam aprender sobre as funções do sistema estomatognático e como mantê-lo saudável ou minimamente funcionando, em caso de Dependente graves.

“ RESGATE DA VIDA”

projeto: “Resgate da Vida” elaborado pelos cirurgiões dentistas da A.P.C para ser aplicado em UTIs hospitalares e homecare. Com um padrão de atendimento para a Saúde bucal busca inserir os Cirurgiões dentistas como membros efetivos da equipe multidisciplinar que atua nestes locais. Estes profissionais seriam os responsáveis por avaliar e prescrever a melhor maneira de um Cuidador manter o equilíbrio do sistema estomatognático destes pacientes, estando mais preparados e com habilidades treinadas para que este atendimento seja de qualidade.

BUSCA DE APOIO
A A.P.C. busca apoio dos Municípios, Estados e da Federação para causas tão urgentes.

Enquanto houver pessoas preocupadas e ocupadas com a Saúde e Cidadania nossos Dependentes não estarão sofrendo todos os males a que estariam expostos. Mas é preciso que mais e mais pessoas se encorajem e venham participar também destas ações.

É necessário que os governantes façam sua parte, atuem com Respeito em cargos a que foram designados e ouçam a população.

A maioria das famílias com Dependentes para CUIDAR estão lutando sozinhas e com verbas próprias para dar-lhes Vida Digna.

Muita luta está só começando e só o apoio e muito Amor podem trazer as respostas que buscamos.

Entre em contato: contato@aprojetocuidador.org

http://www.aprojetocuidador.org/blog

dra.reginavaleria@uol.com.br

Você pode fazer parte de qualquer projeto apresentado. Participe!

Obrigada por acessar nosso site.

Indique-o. Divulgue para o maior número de pessoas possível, vamos desta maneira conseguindo colocar nossas idéias e nosso trabalho. E participe mandando sugestões.

Regina Valéria de Vasconcellos Lima - Idealizadora, fundadora e 1° presidente da APC

Voltar