O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Tia Dulce

 

Tia Dulce, ou Dona Ardulce, teve uma vida de Amor e dedicação ao próximo. Foi uma Cuidadora a Vida inteira e fez história deixando benefícios.

Fundadora e idealizadora do 1º sindicato das empregadas domésticas do Brasil.
Foi sua presidente por diversas gestões. Nasceu na cidade de Piracicaba, interior de São Paulo e conquistou o Brasil em suas andanças em busca de melhorias e da profissionalização da sua categoria.

Lutou uma Vida inteira para educar e esclarecer suas amigas e empregadas domesticas de todo o Brasil, sobre a importância de sua profissão e, de ter um futuro assegurado e a vida respeitada com dignidade, salários justos e benefícios.
Um exemplo de simplicidade e perseverança.

APLAUSOS e APLAUSOS para esta elegante senhora.
Quando iniciamos as reuniões para fundação da APC, me lembrava sempre de suas histórias de luta tantas vezes narradas. E fui diversas vezes em sua casa para aprender com ela e para aconselhar-me.

- “Sem educar, sem mostrar o caminho, sem ensinar a cada uma delas a importância que tem, eu não teria conseguido. E foi a parte mais difícil”
-“Tinha que convencê-las (as empregadas) que as patroas não fariam nada por elas. Que para elas estava bom do jeito que estava, e que só nós é que teríamos que lutar por nossos direitos”. “E foi assim indo de casa em casa e convencendo uma a uma que consegui”
Seus dois sobrinhos: Isaura e Umberto,são  fundadores da APC; e seguem seu exemplo. “Buscamos deixar nossa contribuição para as futuras gerações como fez tia Dulce”.
Hoje estas mesmas empregadas têm funções duplas quando Cuidam de pessoas nas residências, sem o devido reconhecimento.

A sua partida desta vida deixou um vazio enorme em todos nós seus admiradores. Mas continua seu exemplo e suas conquistas.
Os nossos Aplausos são pela sua Vida Digna e Honrada. Pela sua persistência em um país de desigualdades enormes. Pela suas conquistas para as mulheres de todo o Brasil que hoje podem ser registradas e amparadas pela lei por sua iniciativa e coragem.
Pessoa como Tia Dulce nos incentivam a continuar e acreditar que poderemos transformar Cuidadores em profissionais. Pela sua importância e pela sua contribuição fundamental na vida de tantas famílias. Ela deixou um legado enorme para nós e para todos os trabalhadores domésticos que se beneficiaram de suas lutas e conquistas.

As tias Dulce são as verdadeiras transformadoras do Brasil. São pessoas com visão e com postura e credibilidade. Delas originam e se conquistam as verdadeiras demandas da população.

A APC homenageia as Tias Dulce de todo o Brasil. NOSSOS APLAUSOS!


Voltar