O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Cuidadores precisam de cuidados

Cuidar é importante, é gratificante, porém, temos que estar preparados para a rotina não se tornar uma tarefa trabalhosa e cansativa.

Alguns cuidadores trabalham muitas horas seguidas, tendo pouco tempo para o descanso. Não podemos nos esquecer das nossas prioridades, que somos seres humanos com erros e acertos, que precisamos desabafar, além de receber carinho e atenção, cuidar e ser cuidado. Separar esse tempo é muito importante, até mesmo para não ser um cuidador angustiado e esgotado.

Com a agitação do dia a dia, não notamos que a lua muda de formato ou até mesmo que o céu está estrelado, são pequenos gestos, simples, mas que fazem a diferença ao final de cada jornada.
Dicas de bem estar para cuidadores / leitores

Separar pelo menos 15 minutos para meditação, se possível diariamente. Caso não tenha um cd de meditação busque um ambiente tranqüilo, coloque uma música que seja calma, serena, que faça você se sentir bem. Você pode deitar ou sentar, então respire e inspire lentamente, sinta cada parte do seu corpo, relaxe, aproveite o seu momento. Em seguida prepare-se para a arte de massagear o próprio corpo: Automassagem. A técnica é simples, um método preventivo de dores, mal-estar e tensões.

Abaixo segue um vídeo encontrado no youtube, apresentando o passo a passo da automassagem. Massageie seu corpo sempre que sentir necessidade, ou então faça deste vídeo um hábito semanal. Conheça o seu corpo, ele precisa de cuidados, confira o vídeo e o excelente resultado que proporciona a automassagem.
Vídeo:


Benefícios - alívio de tensões, dores musculares e peso nos ombros. Não é necessário força, inicie com pouca pressão, respeitando o limite do seu corpo.
Informações, dúvidas e sugestões: lucianoterapeuta@uol.com.br – Luciano Lopes.

Escrito pelo terapeuta Luciano Lopes, colaborador do site da APC.




Voltar