O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

História da APC

Como nasceu a APC 

A Dra.Regina Valéria de Vasconcellos Lima, pesquisando material para concluir o seu livro: "Vidas Partilhadas - Amor à sua Saúde"; deparou-se com muitas pessoas interessadas no tema: CUIDAR - de relevante importância para toda a sociedade. O Cuidador e sua missão de CUIDAR. Uma profissão sem reconhecimento, que atendendo uma grande parcela da população,  desonera o Estado de seus compromissos primários com o cidadão brasileiro: saúde e cidadania. 

O livro é um relato de suas experiências como Cuidadora de familiares dependentes, suas dificuldades e suas descobertas. A falta de atendimento nos órgãos públicos, a ausência de responsabilidades com o cidadão dependente e seus familiares. Tudo escrito de maneira direta, simples e objetiva para passar informação a quem tanto precisa. Publicado pela própria autora, uma doação voluntária. Distribuído em bibliotecas, cursos, entidades, escolas, para Cuidadores e profissionais da área da saúde e interessados.  

As sugestões para que continuasse a Cuidar deste tema, de forma mais ampla e, com a participação de outros profissionais  da área de saúde; com a participação efetiva de pessoas que já atuam como Cuidadores, Familiares, e dos próprios Dependentes foi o estímulo que faltava para surgir a idéia da associação.


TEMPO DE CRESCER
 
Cuidadores foram ouvidos ao longo de meses, preencheram pesquisas que encontram-se arquivadas na APC, que muito contribuíram para o entendimento de suas demandas. Ajudaram contando suas histórias e relatando as dificuldades de Cuidar. Estes relatos forneceram temas para pesquisas. Sugestões importantes foram revisadas e questionadas. Muitas transformaram-se em matérias que estão para sua leitura no site. Confira.

Convidados pela Valéria: amigos, Cuidadores, profissionais, aceitaram participar de encontros para discutir sobre o assunto CUIDAR, e a traçar rumos. Já tínhamos material suficiente e idéias tantas que certamente não teríamos nenhuma dificuldade para montar algo que se tornasse referência para Cuidadores. O ano de 2008 foi de muita atividade.

As reuniões aconteciam no Espaço Galpão, atelier cedido pela Valéria, no bairro do Ipiranga na cidade de São Paulo; no primeiro semestre do ano de 2008. E também foram feitas junto a órgãos públicos, pesquisas das documentações necessárias para se montar uma OSCIP.

Desejávamos conhecer e saber sobre os principais temas de real interesse para os CUIDADORES e, mapear suas necessidades. E assim tomava forma a APC. O nome já estava escolhido desde o princípio das reuniões: Projeto Cuidador! Tudo começou com um projeto de CUIDAR. CUIDAR do outro e Cuidar de quem cuida do outro.

Foi sugerido uma pesquisa para saber a melhor estrutura para esta atividade. Surgiu a Ivani de Paula, que com toda garra e dedicação colaborou imensamente para o sucesso dessa empreitada. Participava atentamente das reuniões e, nesta fase colocou-se à disposição para desenvolver o trabalho de campo e realizar toda a burocracia de criação de uma associação.  O SEBRAE serviu de modelo e orientador: o ideal seria uma Associação, nos disseram, não existe no Brasil uma que cuide desses interesses.

Próxima providência: um livro de atas da futura Associação, para ajudar a construir sua história; que encontra-se a disposição de todos os interessados. 

Assumindo Responsabilidades

Data oficial de fundação da APC:25.08.2008

A primeira diretoria - fundadores foi formada neste grupo que se reunia e, com muita dedicação, pesquisa e uma certa dose de otimismo e audácia criaram o Estatuto da APC e seu Regimento Interno. Um grupo pequeno de pessoas amigas e unidas por um objetivo claro e altruísta. 
Seguiu-se o seu registro nos órgãos competentes e o formato de Associação foi aprovado com CNPJ reconhecido e emitido pela Receita Federal, em 25 de agosto de 2008, na cidade de São Paulo.  

Propomos uma nova realidade: direito à vida digna, à saúde completa, ao bem-estar e à assistência social. Direito à qualidade de vida ambiental para promoção do desenvolvimento sustentável das comunidades.

Propomos a igualdade de direitos e deveres, sem qualquer tipo de discriminação.

Participe! Traga suas sugestões! Estamos de braços abertos!

Fundadores APC. 

APRENDENDO A SER UMA ASSOCIAÇÃO.

As pessoas que fazem parte da APC são novatas em  organizações e entidades. Sabíamos que tudo estava só começando e que teríamos muito a aprender. Precisamos de associados e de apoiadores para levar nossos ideais para frente. Mas acima de tudo precisamos oferecer aos associados conhecimento e uma diversidade de atendimentos que tanto necessitam.  

Para que tomássemos o fôlego necessário e estivéssemos prontos para atender aos ideais traçados pelo nosso Estatuto dividimos tarefas e atuamos dentro de nossas possibilidades. Tem sido assim. Já fizemos 2 caminhadas em áreas publicas apoiadas pela prefeitura de São Paulo( no intuito de divulgar a APC); realizamos mensalmente encontros com Cuidadores em cursos, entidades, encontros, nas casas de familiares com problemas. Visitamos cursos, locais onde atendem Cuidadores e Cuidadores Voluntários.

E optamos pela montagem do site da APC como principal tarefa do ano de 2009. Uma maneira de fazer nossa história e contá-la ensinando e trocando conhecimento. O início foi o blog Cuidador na UOL, que servia de canal de mensagens e troca de informações e era escrito pela Regina Valéria. Nosso site entrou no ar, e para que isto acontecesse muitas horas de dedicação, cuidados, elaboração de textos, pesquisas foram realizadas. Hoje recebemos contatos e trocamos informações com mais facilidade e mantemos um canal aberto para que CUIDADORES se expressem, manifestem suas apreensões e tirem suas dúvidas. Mais ainda, ficam sabendo que não estão sozinhos nesta empreitada solitária e de tantas apreensões.

Fazemos amigos e colaboradores a cada dia e aprendemos os caminhos e soluções encontradas por cada um. Divulgamos suas idéias, suas necessidades e crescemos juntos na nossa missão.
Em 2010 o site recebeu nova roupagem, nova paginação, ficou mais ágil e moderno e com muito mais informação. O que anima é receber elogios e ver a participação de Cuidadores, familiares, tantos interessados de todas as partes do Brasil, e até alguns de outros países. 

O Novo BLOG é mais bonito e continua com muitos seguidores. Já temos o Twitter. Com trabalho, dedicação e amor vamos construindo e partilhando.

Em 2011 nosso principal objetivo é alugarmos um espaço para ser a sede provisória da APC, local onde poderemos recebê-los e trocar, partilhar toda nossa dedicação, emoção e conhecimento. Queremos ter este espaço para ministrar cursos, fazer convivências e troca de experiências entre Cuidadores, profissionais, Mediadores, familiares. Para que este sonho se torne realidade precisamos unir forcas e aumentar o número de parceiros, colaboradores e associados.

E já iniciamos a CAMPANHA PARA ADESÃO DE ASSOCIADOS. ASSOCIE-SE. CONVIDE UM AMIGO PARA PARTICIPAR. VENHA CONVIVER CONOSCO.

VOCÊ FAZ TODA A DIFERENÇA. PARTICIPE E AJUDE A NOSSA ASSOCIAÇÃO SER CONHECIDA E RESPEITADA COMO REPRESENTANTE DOS CUIDADORES.

.



Voltar