O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

O Cuidar, O Cuidado e o Cuidador

Como uma atitude e característica primeira do ser humano, o cuidado revela a natureza humana e a maneira mais concreta de ser humano. (Boff, 1999).

O cuidado por sua própria natureza possui dois significados que se inter-relacionam, por ser uma atitude de atenção e solicitude para com o outro, ao mesmo tempo em que representa preocupação e inquietação, pois o cuidador se sente envolvido afetivamente e ligado ao outro.

Faz parte da natureza do homem a busca por contato, envolvimento com outros homens, outras existências. Diante disso, os profissionais de saúde são aqueles que têm a incumbência de zelar pelo cuidado da saúde do homem, através desse contato.(Monzanni,E.E.-2005)

O verbo cuidar em português denota atenção, cautela, desvelo, zelo. Assume ainda características de sinônimo de palavras como imaginar, meditar, empregar atenção ou prevenir-se.

Porém, representa mais que um momento de atenção. É, na realidade, uma atitude de preocupação, ocupação, responsabilização e envolvimento afetivo com o ser cuidado (Remen, 1993; Boff, 1999; Waldow, 1998; Silva, 2001).

Regina Valéria, presidente da APC-pesquisa

 

Voltar