O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

A pele é muito frágil

A maior preocupação de um Cuidador é evitar as ESCARAS ou ÚLCERAS DE PRESSÃO, que acometem pacientes acamados.

O movimentar, mexer de posição, alterar braços e pernas, de hora em hora ou no maximo de 2 em 2 hs são o mais eficiente meio para que não inicie a escamação da pele.
A pele é muito frágil e necessita de CUIDADOS especiais.

COMO PREVENIR:
A pele merece atenção especial e o momento do banho é o mais apropriado para se observar a presença de hematomas (manchas roxas), hiperemia (vermelhidão), pruridos (coceiras), assaduras ou qualquer outro tipo de lesão, as quais se tratadas adequadamente e a tempo evitam complicações e previnem a ocorrência de úlceras por pressão (escaras).

Manter a higiene da pele é de suma importância, pois trata-se de uma barreira natural de que dispõe o organismo contra infecções, portanto, trabalhe para manter sua integridade.

Idosos apresentam fragilidade de vasos capilares, que se rompem com facilidade, causando manchas avermelhadas na pele.

Aumente a oferta de alimentos ricos em vitamina C, ela melhora a resistência dos vasos capilares.
Ao segurar o paciente pelos braços ou mãos, não exerça demasiada pressão, lembre-se, a sua pele é frágil, e muitas vezes, rompe-se com uma simples pressão.

Manter a pele hidratada é de fundamental importância, existem no mercado bons cremes hidratantes, de perfume suave, que umidificam adequadamente, evitando seu ressecamento.

O mais conhecido e reconhecidamente eficiente é o óleo de girassol, que pode ser usado sem qualquer problema e todas as idades.

Mantenha o paciente hidratado, ofereça líquidos à vontade mas principalmente água de 2 em 2 hs. Evite a exposição à luz solar após às 9 horas da manhã (10 horas no horário de verão).

Pruridos (coceiras) podem ser causados por vestuário confeccionado com tecidos sintéticos, dê preferência às roupas de algodão ou tecidos anti-alérgicos.

Assaduras podem surgir devido a má higienização ou a longa permanência com fraldas molhadas. Após eliminações urinárias ou intestinais, deve-se providenciar uma higiene íntima.

Pacientes incontinentes devem ter suas fraldas trocadas de 3/3h ou antes se necessário.
Evite cosméticos com perfume forte, eles costumam produzir alergias.

Não use talcos, se aspirados inadvertidamente podem produzir alergias respiratórias. Pode ser substituido por amido de milho de boa procedência.

Evite banhos muito quentes, eles provocam o ressecamento, além de causar queimaduras em peles muito sensíveis.

Enxague muito bem o paciente e enxugue cuidadosamente. As dobras(joelhos, cotovelos, entre dedos das mãos e pés) são locais que podem permanecer molhados e a presença de umidade constante causa doenças. Os fungos são difíceis de serem debelados após sua instalação como doença. Evite portanto.

Sempre prevenir é o melhor tratamento.

O Cuidador é o principal responsável por estes cuidados cotidianos e repetitivos que são os mais importantes para qualquer doente acamado.

O zelo e a consciencia desta atitude é que representa o sucesso no tratamento.

Os responsáveis(familiares e médicos) pelo paciente devem cobrar sistematicamente que seu ou sua CUIDADORA estejam atentos e preparados para realizar estas tarefas.

Regina Valéria

 

Voltar