O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Faça Prevenção - Autoexame

Prevenção. Esta palavra é mágica se for levada a sério.

Usada diáriamente corre o risco de ser banalizada. Podemos saber da Prevenção só depois de termos testado os riscos e estudado os excessos e erros cometidos. Com a conquista da longevidade o ser humano pode dar-se ao luxo e ao prazer de uma vida mais saudável e com Saúde Completa. Uma das formas mais respeitadas e acertadas de fazer Prevencão é o AUTOEXAME.

O auto-exame é prevenção.

Cuidador faça controle rigoroso de sua Saúde. Seja exigente com sua saúde como é com a Saúde de seu paciente.

O auto-exame é aquele que você mesmo faz em sua casa ou pede para alguém proximo fazer para você. No caso de pacientes dependentes é feito pelo Cuidador.

Examine a sua Pele - Corpo todo.

Faça sempre que possível um exame completo de sua pele. Você poderá detectar anormalidades e procurar um dermatologista. Tudo começa com uma pequenina mancha, ou uma verruga estranha, uma machucado que não cicatriza.

Use protetor solar diariamente, isto não é luxo é necessidade, a poluição e a contaminação podem afetar sua pele.

As regiões menos expostas, cobertas pelas roupas devem ser examinadas com toda atenção. Roupas apertadas podem machucar e iniciar um processo de doença. Não use em hipótese nenhuma roupas íntimas ou não, sem lavar. Jamais use as roupas sem lavar depois de trazê-las das lojas, em sacolas, plasticos, etc. O risco é enorme. Geralmente o armazenamento e as provas são contagiosas e causam doenças de pele graves.

Lave com água e sabão depois de deixar de molho e seque bem ao sol se possível.
O tão importante auto-exame da mamas.

Tanto homens como mulheres podem aproveitar o horário do banho, por ex. 1 X por mes, para um rigoroso exame de observação. Pontos doloridos, picadas de insetos, aquilo que não existia no mes passado. Se não conseguir fazer o exame sozinho peça ajuda.

E você, Cuidador, ao dar o banho em seu dependente observe atentamente para evitar que pequenos ferimentos se transformem em doloridas escarras de pressão.

O auto-exame pode ser feito na cavidade bucal, no couro cabeludo, nas narinas, pés -principalmente entre dedos e planta, unhas de pés e mãos, ouvidos. Anormalidades podem ser imediatamente levadas ao conhecimento do dentista ou médico para uma consulta mais rigorosa e um possivel diagnóstico.

Na cavidade bucal verifique dentes, gengivas, lingua-frente e dorso(peça para levantar ou coloque para fora), bochechas, garganta. Se houver proteses, que precisem ser removidas verifique sem as proteses no local. Se não tem habito de fazer o auto-exame, peça orientação precisa de um dentista para fazer corretamente em casa.

Disque Saúde: 0800-61-1997

Todo profissional da área de saúde precisa estimular o auto-exame e ensinar seus pacientes a fazê-lo corretamente. Podemos salvar vidas com esta rotina simples e tão importante.

Regina Valéria - presidente APC.

 

Voltar