0

e já terminou a folia do carnaval….que bom! agora entramos em período mais calmo e para meditarmos.

uma pergunta que chegou foi sobre as tarefas da cuidadora leiga, se por ex. ela tem que fazer servicos que seriam de manicure?

Eu imagino que esteja falando de pintar as unhas, etc. neste caso acho mesmo que só alguém que saiba faze-lo é legal fazer. mas manter as unhas cortadas e limpas é sim obrigacão da cuidadora. isto é higiene pessoal, como dar banho, limpar orelhas, unhas de pés e mãos limpas e curtas; hidratacão – passar cremes e oleos no corpo, hidratar dando agua a cada 2 hs. A Cuidadora está para zelar pela saúde e bem estar geral de seu paciente(a). e por favor faca isso sem reservas e sem competicões. claro que voce não sentir-se apta a alguma funcão, converse com a familia ou responsável.

—————————————————————————————————

Ausentar-se sem avisar antecipadamente aos familiares ou responsáveis é falta gravissima.

————————————————————————–

 Alguem que precisa de um Cuidador  não pode e não deve estar só. Nem por alguns segundos. Posso ir ao bamheiro? –  foi- me feita esta pergunta, acho que ironicamente, mas não custa falar sobre estes detalhes que fazem a diferenca do bom e mal Cuidador. Claro que sim, voce saberá quando pode sair, sem que cause danos ao seu paciente ou no horário que estiver alguem na casa junto com você. use o bom senso e não vamos ser tão intolerantes, isto não combina com o Cuidar.


-  REGINA VALÉRIA DE VASCONCELLOS LIMA Dentista, escritora, idealizadora, fundadora e presidente da APC. http://www.aprojetocuidador.org/blog SAIBA +



Comente